sábado, 8 de março de 2008

14 de março: CIDADE DE DEUS

TERRA CINECLUBE
exibições todas as sextas-feiras às 19:00 horas na Associação de Moradores de Terra Vermelha(em frente à loja Móveis Show)
No próximo dia 14 às 19:00 horas vamos exibir um dos filmes brasileiros mais conhecidos e comentados(até a chegada de Tropa de Elite) pela critica e público.






O filme conta a hitória de "Buscapé", um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.





Grande parte do elenco de Cidade de Deus foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contato com a arte de atuar. Para fazer esta seleção foram realizadas mais de 2000 entrevistas.






Premiações:

Indicado a quatro Oscar® em 2004: Roteiro Adaptado, Fotografia, Montagem e Diretor.- Indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro 2003.-


Prêmio de Melhor Edição no BAFTA, o "Oscar britânico", em 2003.


Escolhido o Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Diretor, (Fernando Meirelles), Melhor Atriz Revelação (Roberta Rodrigues), Melhor Pôstere Melhor Ficha de Filme, de 2003 pelos leitores do Adoro Cinema Brasileiro.


Ganhou 9 prêmios no Festival de Havana, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (dividido entre Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Philippe Haagensen, Johnathan Haagensen e Douglas Silva), Prêmio da Universidade de Havana, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Prêmio FIPRESCI, Prêmio OCIC, Prêmio da Associação de Imprensa Cubana e Prêmio Grand Coral.


Ganhou uma menção especial no Festival Internacional de Toronto.


Ganhou em 3 categorias no Prêmio Adoro Cinema 2002: Melhor Filme, Melhor Vilão (Leandro Firmino da Hora) e Melhor Coluna (Francisco Russo).


Recebeu ainda outras 5 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Revelação (Leandro Firmino da Hora e Douglas Silva), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Pôster.


Além de outro prêmios...









Sinopse completa:


Cidade de Deus se passa em um único cenário, talvez o verdadeiro protagonista do filme: o conjunto habitacional de Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro.A história é dividida em três partes. A primeira, situada no fim dos anos 60, mostra os primeiros anos de existência desse conjunto habitacional, para onde se mudam duas crianças, Buscapé e Dadinho. Buscapé tem 11 anos e seu irmão, Marreco, forma com os amigos Cabeleira e Alicate um grupo de bandidos conhecido como o Trio Ternura, cuja especialidade é assaltar os caminhões de gás que fazem entrega no local. Dadinho acompanha esse grupo de marginais e sonha ser como eles. Buscapé, por sua vez, não gosta de ter irmão bandido: "É a maior furada, sempre acaba sobrando pra gente", ele diz. Quer um futuro diferente para sua vida.A segunda parte do filme se passa nos anos 70. Buscapé continua seus estudos e arruma um emprego num supermercado. Ainda assim, vive na tênue linha que divide a vida "de otário" da vida no crime. Enquanto isso, Dadinho torna-se um pequeno líder de gangue com grandes ambições. Quer se tornar traficante. Acredita que o "negócio de assalto tá por fora", em um dia toma quase todas as bocas de fumo de Cidade de Deus e começa a vender cocaína.Em pouco tempo, Dadinho torna-se o bandido mais perigoso e temido do local. Recebe um novo apelido, Zé Pequeno, e expande seu negócio. "Se o tráfico fosse legal, Zé Pequeno seria o homem do ano", diz o personagem de Buscapé, que também narra o filme.A terceira parte, situada no começo dos anos 80, mostra como Zé Pequeno se transforma em um dos traficantes mais poderosos do Rio de Janeiro, protegido por um exército armado de crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos. Até que ele cruza o caminho de um trocador de ônibus conhecido como Mané Galinha. Depois de ver sua mulher ser estuprada, Mané Galinha decide se vingar de Zé Pequeno associando-se a outro traficante local, Sandro Cenoura. Estoura a guerra na Cidade de Deus. Nesse meio tempo, Buscapé, que sempre sonhou ser fotógrafo, consegue sua primeira máquina profissional. Registrar essa guerra será a grande chance de sua vida.

BOM FILME!!!

2 comentários:

Pedro Cunha disse...

Pessoal, eu faço parte do Cineclube Central e acho que não conheço vocês ainda.
Vi um comentário de vocês em nosso blog, acabei por visitar este aqui.
Nossas sessões são as quartas, sempre as 20h. Se puderem comparecer será legal, trocaremos várias idéias. Farei uma força pra ir com o pessoal em uma de suas sessões também.

http://www.cineclubecentral.blogspot.com/
Abraço.

Ariel Lacruz disse...

massa a programação!